Ética e Compliance

A NÚCLEO está comprometida com a condução dos seus negócios de acordo com os normativos legais, éticos e anticorrupção. O nosso Código de Compliance foi criado em 2013 e a NÚCLEO foi uma das primeiras empresas do setor a tomar essa iniciativa, e essa política vêm norteando todos os negócios da empresa ao longo desses anos.

Ano a ano, temos aperfeiçoado a nossa gestão com relação à ética e integridade e a empresa incentiva todas as iniciativas que possam trazer novos conhecimentos e experiências positivas. Em 2019 demos mais um passo muito importante nesse sentido e o nosso Sistema de Gestão Antissuborno conquistou a Certificação conforme a norma ISO 37.001:2016. O nosso sistema foi auditado pela Lloyd’s Register em dezembro de 2019 e somos uma das primeiras empresas do nosso setor obter tal certificação.

Além disso, participamos de todas as oportunidades que possam contribuir com o nosso Sistema de Integridade, como o Cadastro do Pró-Ética, que é uma iniciativa pioneira na América Latina para fomentar junto ao setor empresarial a adoção voluntária de medidas de integridade e de prevenção da corrupção. O Pró-Ética é fruto de uma parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Veja mais em www.cgu.gov.br/proetica.

O Sistema de Gestão Antissuborno da Núcleo foi auditado e certificado pela Lloyd's Register, de acordo com a Norma ISO 37.001:2016, sendo uma das primeiras empresas do setor a obter tal certificação. A nossa política define regras e padrões claros e éticos para todas as nossas relações de negócios. Conheça a nossa Política de Prevenção Antissuborno clicando no ícone ao lado.

Temos um Código de Compliance que descreve nossa política sobre esse tema. Essas políticas são aplicadas para toda a equipe NÚCLEO e parceiros de negócios.
Este Código define as regras básicas que todos devemos seguir na NÚCLEO e explica como os valores da empresa devem orientar as decisões de cada um de nossos colaboradores e parceiros de negócios, disseminando a cultura do cumprimento das leis, normas e do combate à corrupção. Conheça o nosso código acessando o ícone ao lado.

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção
A NÚCLEO é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção que visa unir empresas com o objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção. Ao se tornarem signatárias do pacto, as empresas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente. Conheça mais em www.empresalimpa.ethos.org.br.


Canal de Denúncias


Em mais um passo no sentido do aperfeiçoamento do nosso sistema e da cultura anticorrupção na organização, com o objetivo de aprimorar o monitoramento dos riscos relacionados aos negócios da NÚCLEO em face do nosso Código de Compliance, adotamos uma nova plataforma, específica para o recebimento de comunicações de suspeitas de descumprimento das nossas políticas anticorrupção e da legislação correlata.

O novo Canal de Denúncia da Núcleo Engenharia é um ambiente exclusivo e confidencial disponibilizado para que os seus colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e público em geral possam, de forma segura e, se desejada, anônima, relatar conduta não conforme com uma atuação ética, íntegra e transparente, regulamentos internos, Código de Compliance, política antissuborno ou a legislação vigente.

A Núcleo Engenharia estimula o engajamento e garante total confidencialidade da identidade de quem utiliza esse Canal, se assim desejar, além de se comprometer com a não retaliação por quaisquer comunicações feitas de boa-fé.

As informações serão coletadas por uma empresa independente e especializada no recebimento e tratamento de questões éticas, assegurando sigilo absoluto e não retaliação ao denunciante. Feita uma triagem inicial, conforme as boas práticas aplicáveis, as comunicações serão encaminhadas para a apuração e tratamento por parte do Oficial de Compliance do Sistema de Gestão Antissuborno – SGAS em conjunto com o Comitê de Compliance, ou pela Alta Direção.

As comunicações podem ser feitas por formulário online, por meio de telefone e e-mail. Acesse a plataforma e encontre mais detalhes: https://aloetica.com.br/nucleoengenharia