Ética e Compliance
A NÚCLEO está comprometida com a condução dos seus negócios de acordo com os normativos legais, éticos e anticorrupção. O nosso Código de Compliance foi criado em 2013 e a NÚCLEO foi uma das primeiras empresas do setor a tomar essa iniciativa, e essa política vêm norteando todos os negócios da empresa ao longo desses anos.
Ano a ano, temos aperfeiçoado a nossa gestão com relação à ética e integridade e a empresa incentiva todas as iniciativas que possam trazer novos conhecimentos e experiências positivas. Em 2019 demos mais um passo muito importante nesse sentido e o nosso Sistema de Gestão Antissuborno conquistou a Certificação conforme a norma ISO 37.001:2016. O nosso sistema foi auditado pela Lloyd’s Register em dezembro de 2019 e somos uma das primeiras empresas do nosso setor obter tal certificação.
Sistema de Gestão Antissuborno da Núcleo foi auditado e certificado pela Lloyd’s Register, de acordo com a Norma ISO 37.001:2016, sendo uma das primeiras empresas do setor a obter tal certificação. A nossa política define regras e padrões claros e éticos para todas as nossas relações de negócios. Conheça a nossa Política de Gestão Antissuborno clicando no botão abaixo.
Temos um Código de Compliance que descreve nossa política sobre esse tema. Essas políticas são aplicadas para toda a equipe NÚCLEO e parceiros de negócios.
Este Código define as regras básicas que todos devemos seguir na NÚCLEO e explica como os valores da empresa devem orientar as decisões de cada um de nossos colaboradores e parceiros de negócios, disseminando a cultura do cumprimento das leis, normas e do combate à corrupção. Conheça o nosso código acessando o ícone ao lado.
Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção
A NÚCLEO é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção que visa unir empresas com o objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção. Ao se tornarem signatárias do pacto, as empresas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que ela seja cumprida integralmente. Conheça mais em www.empresalimpa.ethos.org.br.
Canal de Denúncia
O Canal de Denúncia da Núcleo Engenharia é um ambiente exclusivo e confidencial disponibilizado para que os seus colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e público em geral possam, de forma segura e, se desejada, anônima, relatar conduta não conforme com uma atuação ética, íntegra e transparente, regulamentos internos, Código de Compliance, política antissuborno ou a legislação vigente.
As informações são coletadas por uma empresa independente e especializada no recebimento e tratamento de questões éticas, assegurando sigilo absoluto e não retaliação ao denunciante.
Após uma triagem inicial, conforme as boas práticas aplicáveis, as comunicações serão encaminhadas para a apuração e tratamento por parte do Oficial de Compliance do Sistema de Gestão Antissuborno – SGAS em conjunto com o Comitê de Compliance, ou pela Alta Direção.
As comunicações podem ser feitas por formulário online, por meio de telefone e e-mail.
Acesse a plataforma e encontre mais detalhes: https://aloetica.com.br/nucleoengenharia
Pacto Global
A Núcleo Engenharia é signatária do Pacto Global da ONU desde 2021.
O Pacto Global da ONU, é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.
Os 10 princípios são:
- proteção aos direitos humanos;
- não participação em violações desses direitos;
- apoio à liberdade de associação e à negociação coletiva;
- eliminação do trabalho escravo;
- abolição efetiva do trabalho infantil;
- fim da discriminação no emprego;
- abordagem preventiva quanto aos desafios ambientais;
- promoção da responsabilidade ambiental;
- incentivo à difusão de tecnologias sustentáveis;
- combate à corrupção.
Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme segue: