Óleo e Gás

As principais atividades da Núcleo nesse mercado são:

  • Engenharia do Proprietário
  • Due Diligence
  • Estudos de Viabilidade
  • Engenharia Básica e Detalhada
  • Gerenciamento da Construção
  • Inspeção de Materiais e Equipamentos
  • Comissionamento
  • Suprimentos
  • Estudos Ambientais e Patrimoniais

Cases

Abreu e Lima | PETROBRAS

A Refinaria Abreu e Lima será a primeira refinaria brasileira utilizando tecnologia nacional com baixo consumo de energia. Localizada em Ipojuca, Pernambuco, terá capacidade de 230 mil barris/dia, tendo o diesel como principal produto. A NÚCLEO atuou na RNEST no apoio técnico na supervisão da implantação do empreendimento entre 2011 e 2016.

REVAP | PETROBRAS

A Refinaria Henrique Lage – REVAP começou a operar em 1980. Sua capacidade de refino é de 251 mil barris/dia e seus principais produtos são gasolina, querosene, GLP, asfalto e enxofre. A NÚCLEO iniciou os trabalhos nessa refinaria ainda em 2006, elaborando projetos, suporte técnico, apoio à fiscalização das obras e comissionamento para diversas unidades industriais.

RPBC | PETROBRAS

A Refinaria Presidente Bernardes – RPBC, em Cubatão, São Paulo, começou a operar em 1955. Atualmente, a RPBC tem uma capacidade de refino de 170 mil barris/ dia, produzindo cerca de 11% da capacidade do país. A NÚCLEO desenvolveu serviços de apoio ao planejamento e controle dos empreendimentos.

Premium I | PETROBRAS

A Refinaria Premium I foi projetada para ser implantada no estado do Maranhão e ser a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, com uma capacidade de 600 mil barris dia. A NÚCLEO participou dos estudos iniciais e dos projetos da subestação principal da refinaria e sua interligação com as Linhas da ELETRONORTE.

Reduc | PETROBRAS

A Refinaria Duque de Caxias (Reduc), localizada na cidade do Rio de Janeiro, é uma das maiores do Brasil em capacidade instalada de refino de petróleo. A refinaria é responsável por 80% da produção de lubrificantes e pelo maior processamento de gás natural do Brasil. A NÚCLEO elaborou estudos, levantamentos, projetos conceituais e básicos para a eficiência energética nos sistemas de vapor e condensado da REDUC.

Repar | PETROBRAS

A Presidente Getúlio Vargas (Repar) tem capacidade de processamento de 33 mil m³ de petróleo por dia. Localizada no município de Araucária, no Paraná, é responsável por aproximadamente 12% da produção nacional de derivados de petróleo. A NÚCLEO elaborou estudos, levantamentos, projetos conceituais e básicos para a eficiência energética nos sistemas de vapor e condensado da REPAR.

UTGCA | PETROBRAS

A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato – UTGCA está localizada em Caraguatatuba, São Paulo, e tem capacidade de 20 milhões de m³/dia. A unidade recebe gás de três plataformas offshore da bacia de Santos. A NÚCLEO atuou na UTGCA com apoio à fiscalização da construção desse empreendimento.

UTGC e UTGSul | PETROBRAS

NÚCLEO desenvolveu projetos de melhorias e adequações das UTGC e UTGSul da Petrobras. A Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba (UTGSul), em Anchieta (ES), tem capacidade para processar 2,5 milhões de m³ de gás natural por dia, e foi a primeira a processar e entregar ao mercado o gás natural do pré-sal. Localizada em Linhares (ES), a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC) tem capacidade para processar 16 milhões de m³ de gás natural por dia. A UTGC conta com uma Unidade de Ajuste de Ponto de Orvalho (UAPO), um Sistema de Estabilização de Condensado de Gás Natural (SECGN), três Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs) e três Unidades de Processamento de Condensado de Gás Natural (UPCGNs).

TABR | PETROBRAS

O Terminal Aquaviário (TABR) está localizado no estado do Espírito Santo e recebe GLP e gasolina natural (C5+) da Unidade de Tratamento de Cacimbas (UTGC). A NÚCLEO participou do apoio técnico à supervisão desse empreendimento.

Gasoduto Bolívia-Brasil | TBG

O Gasoduto Bolívia-Brasil é uma via de transporte de gás natural entre a Bolívia e o Brasil com 3.150 km de extensão, sendo 557 km em território boliviano e 2593 km em território brasileiro. A NÚCLEO vêm atuando desde o final de 2016 no apoio técnico à infraestrutura desse empreendimento.

OLEODUTOS | TRANSPETRO

A Transpetro tem uma rede de oleodutos com mais de 7.500 km distribuída por todo o país.A NÚCLEO desenvolveu diversos serviços para a Transpetro, principalmente no estado de São Paulo, com atividades de planejamento e apoio à fiscalização dos dutos.

GESTÃO | PETROBRAS

A gestão das atividades de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde tornou-se mandatória em qualquer empreendimento. A NÚCLEO vem atuando na avaliação e gestão de riscos, verificação da conformidade legal, planejamento, gestão da informação e da comunicação, dentre outros, para grandes empreendimentos industriais, especialmente para a PETROBRAS.

PROJETOS | PETROBRAS

Desde 2008 a NÚCLEO vêm desenvolvendo diversos projetos básicos para a Engenharia da Petrobras, especialmente nas modalidades de arquitetura, civil, elétrica e processos. Esses projetos atendem a refinarias, oleodutos e usinas térmicas.

POÇOS | PETROBRAS

No Brasil existem cerca de 7 mil poços terrestres, principalmente nas regiões norte e nordeste e que respondem por cerca de 7% da produção de petróleo e gás natural da Petrobras. A Núcleo está iniciando os serviços de engenharia para fiscalização das operações de perfuração e de intervenções em poços de petróleo, bem como o acompanhamento da implantação de projetos a poços de petróleo, manutenção, inspeção, monitoramento e controle em uma região que vai do Espirito Santo até o Amazonas.

UO-RIO | PETROBRAS

A Petrobras, através da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro – UO-RIO, mantém nos ativos de Búzios, MLL e MLS as plataformas P-53, PRA-1, P-38, P-40, P-51, P-56, P-74, P-75, P-76 e P-77. A Núcleo vem implantando e mantendo estruturas de gerenciamento e fiscalização para acompanhamento e controle dos instrumentos contratuais na UO Rio.

UO-BS | PETROBRAS

A Unidade de Operações e Exploração e Produção da Bacia de Santos – UO-BS, responde por cerca de 40% de toda produção brasileira de petróleo e também por 30 milhões de m³ dia de gás natural. A Núcleo vem desenvolvendo junto à UO-BS os serviços de engenharia, planejamento e gestão, que têm os seguintes eixos principais: Monitoramento, Processamento de Óleo e Gás, Medição de Fluidos, Manutenção e Integridade, Soluções e Automação & Equipamentos Rotativos. Planejamento Operacional, Gerenciamento de Projetos e Apoio ao Controle de Produção.